Revista Eletrônica Fafit/Facic, Vol. 4, No 1 (2013)

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EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Geraldo Nepomuceno das Neves, Rodrigo Ribas de Lima, Antônio Carlos Frasson, José Roberto Herrera Cantorani

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo discutir a inclusão da criança com deficiência visual nas aulas de Educação Física. O interesse pelo tema se verifica em virtude da defasagem apresentada por essas crianças nas áreas motora, cognitiva e sócio afetiva. É factível a compreensão de que essa defasagem não é inerente à condição de pessoa com deficiência visual, mas sim, provavelmente, em função da falta de estímulos e de um efetivo trabalho motor. Intenta-se, desta forma, mostrar que quanto maiores forem as oportunidades da criança com deficiência visual experimentar situações variadas de interação com o ambiente que a rodeia, maior será o seu nível de desenvolvimento e de compreensão do mundo. O trabalho também enfoca o papel do professor de Educação Física e a adequação de metodologias de ensino nas aulas de Educação Física para o atendimento a essas crianças, respeitando suas diferenças, desenvolvendo suas capacidades e promovendo sua autonomia.

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