Vouchers para acesso a rede wi-fi Portal do Aluno / Portal do professor / Rh On-Line WebMail Fafit Biblioteca On-Line
Professor On-Line

Página principal | Fafit News | Colegio Fafit-Objetivo

22/08/2017 - 11:57

Apae e Colégio Fafit Objetivo fazem troca de experiências sobre educação inclusiva

Por Regina Cusin Benedetti

 

Dentro da programação da Semana Nacional do Excepcional, celebrada este ano de 21 a 28 de agosto, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itararé convidou a direção e membros do Colégio Fafit Objetivo para uma reunião, para dividirem experiências sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na sala de aula, nesta segunda-feira, 21.

A Semana Nacional do Excepcional é um evento nacional coordenado para sensibilizar e conscientizar a sociedade e o governo, em suas diferentes esferas, sobre os direitos fundamentais da cidadania plena das pessoas portadoras de necessidades especiais. “De acordo com a lei, pelo menos 10% dos alunos da Apae têm de estar inseridos na rede de ensino convencional. Então, queremos saber como uma escola particular pratica a inclusão”, resumiu a diretora da Apae de Itararé, Cyntia Müller, na abertura da reunião que contou com funcionários da Apae, a diretora da Colégio Fafit Objetivo, Giovana Gusmão; o professor de Educação Física, Angelo André Muzell Pinto; o professor de música, Luciano Oliveira da Silva; e o diretor administrativo e financeiro da escola, Dilermando Marques Camargo Junior.

A diretora Giovana explicou que, partindo da premissa que toda criança tem o direito de frequentar a escola que seus pais acharem conveniente, a postura do Colégio Fafit Objetivo foi sempre de acolher os alunos portadores de necessidades especiais e trabalhar para que ele acompanhe pedagogicamente sua turma. “Você inclui o aluno a partir do momento que você o respeita. E não é só o professor, na sala de aula, que inclui o aluno, é a escola inteira. Não acreditamos que incluir o aluno seja apenas colocá-lo na sala de aula com uma pessoa para atendê-lo. A inclusão só acontece realmente quando a criança portadora de necessidade especial é tratada pedagogicamente com igualdade”, disse.

Os professores Ângelo e Luciano falaram sobre como, no dia a dia, vão percebendo as potencialidades e dificuldades de cada aluno, para que o ensino seja pleno. “Quando o aluno entra na escola, temos a angústia de saber se vamos conseguir realizar a inclusão. Estudamos, fazemos cursos, vamos aprendendo”, confessou Ângelo. Giovana explicou que toda equipe da escola acaba por estudar e se informar sobre as necessidades dos alunos, para poder no dia a dia atender à criança da melhor forma possível. “Este acolhimento se dá em todos os setores da escola: toda nossa equipe conhece nossos alunos, das inspetoras, passando pelos professores até o setor administrativo”, contou.

“A troca de experiência entre a Apae e o Objetivo foi ótima. Estamos preocupados com o aumento de alunos especiais, com isso estamos investindo em estudos para melhor atendê-los. Precisamos abraçar esta causa e iremos fazer uma grande parceria entre o Colégio Fafit Objetivo e a Apae através de orientações aos universitários, visando um melhor desenvolvimento no trabalho com os alunos especiais que estão na rede municipal e particular de ensino. Avaliamos que a atuação do Fafit Objetivo é feita com muito amor, participação de todos, parceria entre a escola e a família, tudo para o bem comum do aluno”, finalizou a diretora Cyntia.

O primeiro fruto desta reunião foi o agendamento de uma mesa redonda na Fafit, dia 31 de agosto, entre Apae, Colégio Fafit Objetivo e estudantes dos cursos de licenciatura da Fafit, para reflexão sobre o trabalho da Apae e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede de ensino convencional.

 

Na foto acima, reunião para troca de experiências entre Apae e Colégio Fafit Objetivo

Qual sua opnião? Clique aqui e deixe seu comentário.

Todos os comentários aqui inseridos, serão primeiramente analizados para depois serem exibidos na página!



Comentários


Nenhum comentário até agora.


Faculdades Integradas de Itararé - Fafit

Sociedade Itarareense de Ensino

Rua: João Batista Veiga, 1725 - CEP: 18460-000 - Itararé(SP)

Tel.: (0xx15) 3531-8484 Fax:(0xx15) 3531-8484

Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)