Professor On-Line

Página principal | Fafit News | Colégio Fafit-Objetivo

09/09/2011 - 19:51

Colégio FAFIT-OBJETIVO propõe atividades sobre texto narrativo

Por Vanessa P. Souza Ferraz

Os alunos do Ensino Médio do Colégio FAFIT-Objetivo participaram, neste bimestre, de atividades que despertam o desenvolvimento do texto narrativo no que se refere ao uso dos três discursos: indireto, direto e indireto livre.

De acordo com a professora responsável pela atividade, Josete Biral Jorge, após a leitura de narrativas consagradas e comentários acerca dos exemplos apresentados nos textos de autores famosos, cada aluno aplicou a técnica em sua narrativa. 

A professora explica, ainda, que o objetivo da atividade é fixar o uso adequado dos discursos e praticar o mais complexo deles: o indireto livre. Para ela, a atividade é importante, porque em narrativas e crônicas, a exploração coerente desses tipos de discurso valoriza o enredo, a reflexão e aproxima o leitor da cena. “Nos vestibulares e concursos, nossos alunos se sentirão seguros para aplicar essa técnica”, explica Josete.

Em relação à participação dos alunos, a professora conta que eles acompanharam a leitura dos exemplos consagrados e buscaram entender o modo de aplicar o discurso indireto livre. “Os resultados foram notáveis. Há textos à moda de Graciliano: com voz forte do narrador onisciente! Impressionante!”, enfatiza Josete.

A aluna Isabella Do Valle, do 1º ano, contou que a atividade colaborou bastante para entender os três tipos de discurso. “Eu não conhecia muito bem o discurso indireto e com o exercício aprendi”, diz.

Para Josete, como a maior parte dos alunos estão desenvolvendo com competência a produção de narrativas, é certo que se sairão bem nas provas do PSS, da UEPG. “Afinal, no primeiro ano, eles exigem uma produção de texto narrativo”, conclui.   

Veja mais fotos:

Qual sua opnião? Deixe seu comentário.

Faculdades Integradas de Itararé - Fafit

Sociedade Itarareense de Ensino

Rua: João Batista Veiga, 1725 - CEP: 18460-000 - Itararé(SP)

Tel.: (0xx15) 3531-8484 Fax:(0xx15) 3531-8484

Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)