Portal do Aluno / Portal do professor / Rh On-Line WebMail Fafit Biblioteca On-Line

Professor On-Line

Página principal | Fafit News | Técnico em Enfermagem

28/11/2006 - 20:46

Colégio XXV de Abril colabora com Feira de Ciências

Por Cintia Kappke Medeiros Machado

O Colégio XXV de Abril foi um dos colaboradores da Feira de Ciências de Itararé. O evento ocorreu entre 21 e 24 de novembro na Escola Municipal Maria da Silveira Vasconcellos. A instituição, que no início do mês havia oferecido treinamento sobre saúde a 140 alunos da Escola Juracy Martins, enviou alguns estudantes do curso Técnico de Enfermagem para auxilia-los na orientação dos visitantes. Os adolescentes treinados falaram da importância de se cuidar. Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, problemas cardiovasculares e métodos contraceptivos foram alguns dos temas abordados. Bonecos anatômicos, cama hospitalar, amostras de preservativos e outros recursos foram cedidos pelo curso técnico de enfermagem para tornar a abordagem mais atrativa.

 

A Feira de Ciências é um projeto educacional da Oficina Pedagógica do Município de Itararé. Ele envolve todos os alunos, professores, diretores e coordenadores da rede de ensino público municipal. O objetivo principal é favorecer a assimilação de conteúdos enfocados nas escolas durante o ano. Perto de 15 mil estudantes passam pelo evento todos os anos, incluindo cidades circunvizinhas. O assessor técnico-pedagógico do projeto, Luis Carlos Danielewski, diz que a colaboração do Colégio XXV de Abril nessa ação é de grande importância. “Contamos com o curso Técnico de Enfermagem há três anos consecutivos. Os estudantes preparam os alunos para falar de saúde e fazem testes como os de glicemia e aferição da pressão arterial. Também trazem materiais como o boneco anatômico, que ajuda no estudo das funções de nosso organismo. Esperamos continuar com essa parceria de sucesso”, diz Danielewski. Segundo ele, a atuação do colégio facilita a escolha profissional dos formandos do Ensino Fundamental. “É muito gratificante ver que no curso Técnico de Enfermagem do Colégio XXV de Abril há vários alunos que começaram a se interessar por essa profissão depois de passarem pela Feira de Ciências”, diz. A participação dos estudantes e professores do curso Técnico em Enfermagem na Feira de Ciências é voluntária. Talita Maria Soares, do 2º ano, faz parte da equipe. Ela diz que durante a feira sentiu-se satisfeita ao ver resultado do trabalho, iniciado no treinamento dos alunos da Escola Juracy Martins.

 

Aqueles que se engajam no projeto Feira de Ciências e em outras atividades de voluntariado têm a vantagem de ampliar o seu ambiente de aprendizagem e podem ajudar na transformação social da comunidade, comenta a coordenadora do curso Técnico de Enfermagem Maria Luiza Cortes Cavazotti. Ela também é uma voluntária no projeto. “Trabalhamos com a visão de responsabilidade social e de integração com a sociedade, por isso motivamos nossos alunos a ter uma visão crítica e participativa dos movimentos sociais. Eles saem de nosso colégio, no mínimo, motivados para isso”, relata.

Qual sua opnião? Clique aqui e deixe seu comentário.

Todos os comentários aqui inseridos, serão primeiramente analizados para depois serem exibidos na página!



Comentários


Nenhum comentário até agora.


Faculdades Integradas de Itararé - Fafit

Sociedade Itarareense de Ensino

Rua: João Batista Veiga, 1725 - CEP: 18460-000 - Itararé(SP)

Tel.: (0xx15) 3531-8484 Fax:(0xx15) 3531-8484

Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)