Perfil do Egresso
"Entende-se por competência profissional a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e
habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho"
(Resolução CEB n.º 04/1999, artigo 6.º). Assim, o Técnico em Informática - para atender as demandas do processo
produtivo e social - deve apresentar as seguintes Competências e habilidades:
- - Desenvolver programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação.
- - Utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados.
- - Executar manutenção de programas de computadores implantados.
- - Identificar o funcionamento e relacionamento entre os componentes de computadores e seus periféricos.
- - Instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e software.
- - Identificar a origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos, e softwares avaliando seus efeitos.
- - Analisar e operar os serviços e funções de sistemas operacionais.
- - Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário.
- - Desenvolver algoritmos através de divisão modular e refinamentos sucessivos.
- - Selecionar e utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais.
- - Aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software.
- - Identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede.
- - Identificar os serviços de administração de sistemas operacionais de rede.
- - Avaliar e especificar necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários.
- - Executar ações de treinamento e de suporte técnico.
- - Fazer a manutenção corretiva e preventiva de equipamentos de Informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades.
- - Avaliar a necessidade de substituição ou mesmo atualização tecnológica dos componentes de redes.
- - Instalar, configurar e desinstalar programas e softwares básicos, utilitários e aplicativos.
- - Identificar as arquiteturas de rede e analisar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação.
- - Realizar procedimentos de backup e recuperação de dados.
- - Dar suporte e operar sistemas empresariais básicos.
- - Desenvolver sistemas que atendam aos padrões de segurança e qualidade.
- - Realizar experiências empregando dados de amostragem do programa desenvolvido.
- - Modificar programas alterando os elementos, no que se fizer necessário, para aperfeiçoá-los.
- - Corrigir falhas e atender às alterações de sistema ou a novas necessidades.
- - Dominar metodologias para projetar sistemas de aplicação WEB.
- - Analisar e operar serviços e funções dos Sistemas Operacionais WINDOWS e LINUX.
- - Trabalhar a Informática Empresarial em Ambientes WINDOWS e LINUX.
- - Desenvolver a Programação WEB e orientar o usuário na utilização do seu potencial.
- - Desenvolver o tratamento e validação de dados na WEB.
- - Desenvolver sistemas WEB utilizando os Padrões de Usabilidade e Acessibilidade.
- - Atender sempre o Código de Ética que rege o Exercício Profissional da Informática, no trabalho e no atendimento ao cliente.
- - Desenvolver seu trabalho buscando a melhoria da qualidade, primando pelo trabalho bem feito e bem acabado.
- - Comunicar-se bem e trabalhar em equipe.
- - Demonstrar - no âmbito do trabalho - o cuidado com a saúde, com a segurança e com o meio ambiente.
- - Aplicar seus conhecimentos de forma inovadora e independente, acompanhando a evolução da Informática nas diferentes áreas de atuação.
- - Entender as rápidas transformações do mundo e da sociedade, da dinâmica dos negócios e das organizações.
É importante ressaltar que a competência implica em operacionalizar conhecimentos, atitudes e valores. É uma ação cognitiva, afetiva,
social que se torna visível em práticas e ações que se exercem sobre o conhecimento, sobre o outro e sobre a realidade. Assim, a
competência implica em ações complexas que exigem operações mentais importantes.
Campos de Atuação Profissional dos Egressos:
Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais e operacionais, suporte e manutenção de Informática ou na prestação autônoma de serviços, possibilitando:
I - dar suporte técnico no uso e manutenção de equipamentos de computadores;
II - instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e "softwares";
III - auxiliar no projeto, implantação e supervisão de arquitetura de redes e tipos, serviços e funções de servidores;
IV - desenvolvimento e suporte para os sistemas WEB;
V - atuar em parceria com outros profissionais da Informática, como os Analistas de Sistemas.
VI- montar e gerir o próprio negócio.