Vouchers para acesso a rede wi-fi Portal do Aluno / Portal do professor / Rh On-Line WebMail Fafit Biblioteca On-Line
Técnico em Enfermagem

Página principal | Cursos Técnicos | Enfermagem

Perfil do Egresso

O concluinte da Educação Profissional Técnica de Nível Médio de Habilitação em Enfermagem, o Técnico em Enfermagem, é preparado para atuar com competências técnico cientificas nas várias áreas de abrangência de atenção à Saúde individual e coletiva.

O exercício da profissão estará alicerçado numa visão global desde a promoção da saúde, prevenção de agravos, recuperação de saúde e gestão dos serviços de forma humanizada garantido a atenção integral à saúde do cidadão.

O Técnico em Enfermagem é o profissional que vai atuar na área da saúde com estas competências:

  • - Desenvolver em equipe atividades de promoção da saúde e de prevenção de agravos ao individuo nas diferentes faixas etárias, a família, a grupos e a comunidade.
  • - Desenvolver em equipe as atividades de recuperação /reabilitação da saúde de pacientes/ clientes graves de qualquer faixa etária, que estejam em estado critico e que exigem cuidados de enfermagem que envolva ambientes e procedimentos de maior complexidade e suporte tecnológico.
  • - Desempenhar ações de gestão, planejamento e administração, com vistas à eficiência e a eficácia de processo de trabalho da enfermagem.

Este profissional deverá oferecer uma prestação de serviços de forma dinâmica, atual e contextualizada para com as transformações esperadas no exercício dessa profissão sempre de forma ética, crítica e relevando o caráter social da enfermagem.

O egresso - na conclusão de curso - prometerá ser responsável por sua formação continua para o permanente processo de transformação do conhecimento técnico cientifico esperado para o exercício da Enfermagem.

O Cuidar é o eixo central de todas as atividades desenvolvidas pelo profissional de enfermagem.

O desempenho dessas atividades profissionais exige competências técnicas, competências organizacionais ou metódicas, competências comunicativas e competências sócio-políticas que em conjunto vão contribuir com a qualidade dos serviços de saúde.

Hoje, a qualidade em saúde inclui a humanização da assistência; o respeito à autonomia do paciente/cliente bem como os seus direitos de consumidor; a satisfação das necessidades e expectativas individuais deles; a tecnologia em seu sentido global e a valorização da autonomia das pessoas na gestão das questões da sua saúde.

Assim, a formação do Técnico em Enfermagem exige um rigor técnico especial considerando-se que ele vai lidar com o bem maior: a vida humana.

Nessa linha, o Curso Técnico em Enfermagem do Colégio XXV de Abril vai formar profissionais com competências e habilidades para atender com qualidade as expectativas da sociedade e as demandas do atual mercado de trabalho.

Perfil profissional do Auxiliar de Enfermagem

O Auxiliar de Enfermagem é um profissional que compõe a equipe de saúde, com formação e exercício profissional regulado e regulamentados nacionalmente, portanto seu perfil profissional fundamenta-se no processo de trabalho nas unidades e serviços de saúde – hospitais, policlínicas, unidades básicas de saúde, PSF, home care e outras e nos princípios do SUS. Seu processo de trabalho consubstancia-se no cuidar profissional integral, atendendo a totalidade das necessidades do ser humano, principalmente em relação aos aspetos éticos, sócio-comunicativos e relacionais com o cliente/paciente e equipe.

Competências do Auxiliar de Enfermagem

I. Desenvolver, em equipe, ações de saúde e prevenção de agravos, visando à melhoria da qualidade de vida da população.
II. Realizar ações de observação, coleta de dados e registros das informações pertinentes aos cuidados de enfermagem, interagindo com a equipe, com o usuário e com os seus familiares.
III. Realizar procedimentos e técnicas de enfermagem e relacioná-los às suas finalidades, seus efeitos e riscos.
IV. Reconhecer situações de urgência e emergência e realizar, prontamente, ações que busquem a preservação da vida.
V. Organizar o próprio trabalho, considerando a natureza, as finalidades, os resultados e os riscos das ações.
VI. Atuar, em equipe, no desenvolvimento das atividades de planejamento e avaliação das unidades de saúde.

Faculdades Integradas de Itararé - Fafit

Sociedade Itarareense de Ensino

Rua: João Batista Veiga, 1725 - CEP: 18460-000 - Itararé(SP)

Tel.: (0xx15) 3531-8484 Fax:(0xx15) 3531-8484

Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)