Graduação - Bacharel em Educação Física

Página principal | Graduação | Educação Física - Bacharelado

Perfil do Egresso

O egresso do curso de Educação Física da FAFIT deve apresentar competência técnica, postura ética e compromisso político-social transformador, pautados numa formação acadêmico-profissional generalista, humanista e crítica.

Espera-se, pois, que o egresso deste curso atue com base nos seguintes princípios:

  • Compreensão dos diferentes níveis de intervenção profissional para atuar adequadamente no campo de trabalho;
  • Conscientização da necessidade e importância da sua atuação junto à comunidade no sentido de preservação, manutenção e recuperação das condições ideais de saúde físico-biológicas e sócio-psicológicas;
  • Capacidade de análise e síntese dos conhecimentos adquiridos com ampla visão da realidade, atitude histórico-crítica e reflexiva para uma proposta emancipadora e educativa; e
  • Conscientização das reais necessidades e possibilidades do cidadão e das características apresentadas pela sociedade como um todo, dando ênfase às regionais.

Assim, pretende-se que o egresso deste curso, apresente o seguinte perfil profissional:

  • Intevir acadêmico-profissionalmente no meio onde estiver inserido, fundamentando-se nos conhecimentos específicos adquiridos;
  • Identificar e resolver as situações-problema relacionadas ao seu campo de atuação;
  • Tomar decisões de forma autônoma, responsabilizando-se pelas opções feitas e seus efeitos no campo acadêmico-profissional;
  • Avaliar criticamente sua própria atuação dentro do contexto de atuação; e
  • Interagir de forma cooperativa tanto com a comunidade acadêmica profissional quanto com a sociedade em geral orientando-se por valores sociais, morais e éticos.

Com base na concepção do curso de Bacharelado em Educação Física, o profissional egresso deverá estar apto a oferecer à população um serviço de qualidade na promoção da saúde, tanto na prevenção e manutenção, quanto na recuperação da saúde, em seus aspectos não só físicos, mas, também psicológicos e sociais. Assim, apoiado no tríplice compromisso de: educar para o desenvolvimento científico e tecnológico, educar para o desenvolvimento humano permanente, educar para a ética profissional, as atividades acadêmicas articulas à formação são fatores essenciais para o alcance desse ideal que se fundamenta no tripé: ensino, pesquisa e extensão.

O egresso do curso de Educação Física da FAFIT deve apresentar competência técnica, postura ética e compromisso político-social transformador.

Em atenção às disposições da RESOLUÇÃO CNE/CES 7, DE 31 DE MARÇO DE 2004 as matérias curriculares do Curso de Bacharelado em Educação física estão dispostas de forma a contemplarem as unidades de conhecimento específico e ampliado:

FORMAÇÃO ESPECÍFICA: A formação específica abrange os conhecimentos identificadores da Educação Física, contemplando dessa forma as seguintes dimensões:

a) Culturais do movimento humano: Recreação e Lazer, Esporte de Aventura e na Natureza, Práticas Corporais Alternativas, Metodologia do Ensino das Atividades Rítmicas e Expressivas.

b) Técnico-instrumental: através de disciplinas como: Avaliação e Prescrição de Atividade Física, Cinesiologia, Futebol/Futsal, Hidroginástica, Atletismo, Natação, Atividade Física para Grupos Especiais, Treinamento Desportivo, Metodologia de Lutas, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Ginásticas Olímpicas, Ginástica de Academia e Ginástica Laboral.

c) Didático-pedagógico: através de disciplinas como: Didática em Educação Física, Esporte e Lazer, Bases Pedagógicas da Atividade Física e Esportes, Estágio Profissional Supervisionado I, II, III, IV.

FORMAÇÃO AMPLIADA: A formação ampliada abrangerá as seguintes dimensões do conhecimento:

a) Relação ser humano-sociedade: através de disciplinas como: Psicologia na Educação Física e no Esporte, Bases Antropológicas Aplicadas a Ed. Física e Esportes, Bases Sociológicas Aplicadas a Ed. Física e Esportes, Ética Profissional na Educação Física e Esportes, Políticas Públicas Voltadas a Ed. Física Esporte e Lazer.

b) Biológica do corpo humano: através de disciplinas como: Anatomia Aplicada a Ed. Fis. e Esportes, Bases Biológicas Aplicadas a Ed. Física e Esportes, Biomecânica, Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes, Fisiologia Aplicada a Educação Física e Esporte, Nutrição e atividade física, Aprendizagem e Desenvolvimento Motor.

c) Produção do conhecimento científico e tecnológico: através de disciplinas como: Redação e Técnicas de Interpretação de textos, Introdução a Pesquisa e a Metodologia Científica, Organização do Trabalho de Conclusão de Curso e Trabalho de Conclusão de Curso.

Faculdades Integradas de Itararé - Fafit

Sociedade Itarareense de Ensino

Rua: João Batista Veiga, 1725 - CEP: 18460-000 - Itararé(SP)

Tel.: (0xx15) 3531-8484 Fax:(0xx15) 3531-8484

Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)